Arco-íris

Cód:
R$ 161,00
Quantidade:
Comprar
Arco-íris: tudo sobre o brinquedo mais criativo do mundo


O arco-íris é, atualmente, um dos brinquedos mais criativos do mundo. Logo, um dos mais famosos, vendidos e fotografados também. Qual a razão de tamanho sucesso? A resposta é o amplo leque de possibilidades de jogo que oferece à criança. É um puzzle, um brinquedo de empilhar, de encaixar, um jogo de construção, um elemento de jogo simbólico. Daí que seja um dos brinquedos mais completos do mundo.

E o que uns quantos arcos pode fazer? Tudo o que a criatividade permitir. Por isso, esse brinquedo já é paixão entre pequenos e também entre adultos. É esse um brinquedo que une pais e filhos, que podem desfrutar de muitos momentos em família brincando.

O arco-íris de madeira é um material utilizado pela pedagogia Waldorf para fomentar a criatividade das crianças. E, cada vez mais, está sendo utilizado pelos pais como elemento de jogos sensoriais inspirados no método Montessori. 

Com ele dá para fazer grandes construções, pode empilhar as peças, encaixá-las, tentar criar figuras distintas, provar possibilidades de organização com os arcos curvos. O tempo de uso se estende por uns 10 anos. Dessa forma, vale a pena o investimento.

Valores do arco-íris 

O arco-íris, como já explicamos, é um dos brinquedos mais vendidos e um dos mais fotografados do mundo. Ele cobre todas as necessidades de jogo da criança ao longo das diferentes etapas de seu desenvolvimento:

É um objeto pouco definido e não estruturado que fomenta o desenvolvimento da criatividade da criança, já que pode ser tudo o que ela quiser.

É um brinquedo de madeira, por isso oferece à criança um jogo sensorial único.

Por ser de madeira, é ecológico, o que transmite à criança valores de sustentabilidade.

Tem uma grande durabilidade. É um jogo não estruturado que acompanha a criança ao longo de sua infância, sem que se canse ou se entedie de brincar com ele.

É um brinquedo manipulativo, ou seja, a criança o manipula como deseja para formar as figuras ou inclui-lo como elemento de jogo.

Fomenta o jogo livre, posto que não há regras definidas para o brincar. A própria criança decide o que e como usar o brinquedo.

Fomenta a concentração, já que a criança pode passar horas brincando com o arco-íris, construindo e desconstruindo.

Está claro que, com esses valores, qualquer adulto se convence de que é um excelente brinquedo para a criança. Além disso, lembre-se de que para as crianças, menos é mais. São capazes de transformar qualquer coisa em um brinquedo. 

Um jogo não estruturado que fascina

Esse brinquedo provoca na criança o mesmo fascínio que brincar com uma caixa de papelão. Isso porque seus arcos podem se transformar em tudo o que imaginar: um barco, um túnel, uma torre. Em outras palavras, é esse um jogo não estruturado que inspira e motiva as crianças a criarem. Seu aspecto abstrato favorece a criação de mil e uma possibilidades.

Benefícios do arco-íris para as crianças

O arco-íris é um material de jogo com múltiplos benefícios para as crianças. Dentre eles podemos elencar:

Ajuda a ordenar, classificar e agrupar.

Desenvolve as habilidades motoras.

Favorece o desenvolvimento da destreza e coordenação olho-mão.

Permite a vivência de uma experiência sensorial única.

Ajuda a diferenciar formas, tamanhos e cores.

Oferece distintas possibilidades de jogo: construir, encaixar, empilhar, praticar o jogo simbólico e os minimundos…

Favorece a atenção e concentração.

Compreende conceitos de simetria, equilíbrio e resistência.

Ajuda na compreensão dos conceitos de equilíbrio e pesos.

Fomenta o uso da lógica.

Pode ser um jogo realizado em solitário ou em grupo.

Com o tempo, a criança se sente protagonista do jogo e, através dele, faz o que mais gosta no mundo: aprender, explorar, experimentar e inventar seus próprios jogos.

 

*FONTE: criandocomapego.com


    NENHUMA AVALIAÇÃO. SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

    • Ótimo

      0%

    • Muito bom

      0%

    • Bom

      0%

    • Não gostei

      0%

    • Péssimo

      0%

    Avalie o produto